-
PRIMEIRA: Impactos climáticos e direitos humanos
Impactos climáticos e direitos humanos
Olá, estudante!
>> Nesse primeiro momento, você irá compreender de que forma os efeitos das mudanças climáticas afetam direitos, principalmente, quando se trata de diferentes contextos.
Os efeitos das mudanças climáticas têm efeitos diretos e indiretos sobre os direitos humanos. Essas mudanças violam, muitas vezes, a vida humana, a segurança, a sobrevivência e a saúde. Os efeitos afetam a todos, no entanto, não são uniformes em todo o mundo. Os países em desenvolvimento são mais vulneráveis aos impactos negativos por terem um alto grau de dependência econômica, por exemplo. Seus desafios de adaptação são mais severos e os recursos são mais escassos, consequentemente.
Os direitos humanos estão relacionados com o valor:
– humano;
– dignidade;
– liberdade.Uma sociedade só pode existir plenamente se representar as aspirações de todos os cidadãos e respeitar os seus direitos fundamentais, incluindo o direito de viver com dignidade. Todos são iguais perante a lei e, portanto, devem gozar de seus direitos independentemente das diferenças sociais, culturais, religiosas, intelectuais ou econômicas. Nesse contexto, juristas e legisladores começaram a estudar o tema, dando origem a um novo conceito, os direitos humanos ambientais.
Devemos incluir em nossa prática um compromisso com a educação responsável, visando reconhecer o planeta como parte integrante e vital de nossa existência. Portanto, é preciso estimular a produção de conhecimentos, políticas, métodos e práticas de educação ambiental em todos os campos da educação e para todas as faixas etárias e aumentar a consciência crítica para que as escolas não sejam apenas agentes de valores socioambientais, mas parceiras na transformação social.
A educação ambiental nos impactos ambientais
>> Nesse segundo momento, o objetivo é entender a relação da educação ambiental, a escola e toda comunidade escolar pela luta e garantia de direitos. Vem conferir!
Esse trabalho vai desde a responsabilidade pelas ações do dia a dia, como a conservação de água e energia, até a capacidade de organizações coletivas exigirem não apenas seus direitos, mas a responsabilidade de governos e grandes corporações na promoção de um meio ambiente saudável.
Nessa linha, a educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística que tenha um papel de formação cidadã, capacitando as pessoas a ajudar na construção de um projeto político, social, educacional, ecológico e econômico que busque soluções voltadas para o bem-estar da sociedade, com vida digna e em harmonia com a natureza. Essa educação deve sustentar valores e ações que contribuam para a transformação humana e social, estimulando a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas. Assim, mantém relações de interdependência e diversidade e, ainda, requer responsabilidade individual e coletiva.
Sua proposta pedagógica deve ser baseada em reconectar conhecimentos, disciplinas e pessoas com a natureza para promover a sustentabilidade. Desta forma, poderemos compreender que somos parte desta grande estrutura do planeta, e que o destino de todos depende de cada indivíduo.
RETOMANDO
1) De que forma os efeitos climáticos afetam as pessoas diferentemente?
a) O fato é que as perdas na agricultura deixaram de ser o aspecto mais visível do efeito das secas que afetam muitos países e regiões. A crise energética e a ameaça de escassez hídrica nas grandes metrópoles e cidades se multiplicaram e se tornaram uma realidade.
b) As mudanças climáticas violam, muitas vezes, a vida humana, a segurança, a sobrevivência e a saúde. Os efeitos afetam a todos, no entanto, não são uniformes em todo o mundo. Os países em desenvolvimento são mais vulneráveis aos impactos negativos.
c) Vive-se um quadro de crescente insustentabilidade em relação à água, relação que é perpassada por dois aspectos: de um lado o aumento dos desastres climáticos (secas, enchentes) e, do outro, a contaminação dos cursos d’água que tornam cada vez mais caro o abastecimento de água potável para a população planetária.(2) Como a escola pode garantir os direitos afetados pelas mudanças climáticas? Mais de uma alternativa pode estar correta.
a) A escola deve conter uma proposta pedagógica baseada em reconectar conhecimentos, disciplinas e pessoas com a natureza para promover a sustentabilidade.
b) O papel da escola é fomentar relações de individualidade para garantir os próprios direitos.
c) A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística que tenha um papel de formação cidadã, capacitando as pessoas a ajudar na construção de um projeto político, social, educacional, ecológico e econômico que busque soluções voltadas para o bem-estar da sociedade.++ PARA SABER MAIS
>> Separamos conteúdos que envolvam o tema e que você pode explorar mais!
ARTIGOS
Mudanças climáticas e direitos humanos
Mudanças Climáticas: uma análise dos impactos sobre o meio ambiente e os direitos humanosSITES QUE ABORDAM O TEMA
Instituto Akatu
WWF BrasilVÍDEOS
Impactos do consumo
MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA CRIANÇAS
Desculpe, não foram encontradas respostas.
Entre para responder.