Aqui, se é um texto educacional, convém começar com uma abertura neutra, porque você não sabe em que momento do dia o aluno vai ler.
Dependendo de onde esse texto for usado (por exemplo, num ebook), nem precisa de uma saudação. Importante ressaltar isso.
II. Na aula de hoje vamos ver sobre a aplicação de métodos de ensino humanistas e conhecer alguns de seus idealizadores.
Perfeito. Diria até que daria para acrescentar: com esse conteúdo, você será capaz de x, y e z.
III. Anteriormente, viajando pela História da Educação, conhecemos alguns educadores famosos por trabalhar com uma abordagem mais tradicional, método vigente e predominante durante a época do Golpe Militar, que inclusive inseriu-se dentro das escolas para agregar o militarismo ao processo educativo.
Muito bom!
IV. Com o advento de olhares mais humanistas, em que todo trabalho pedagógico está centrado no aluno e não no professor (ao contrário do sistema tradicional, onde todo poder e saber fica centralizado no professor.).
Essa frase ficou um pouco estranha pra mim. Acho que o uso de conjunção aqui confunde.
Talvez possa ser: O olhar mais humanista é oposto do tradicional: aqui, o trabalho pedagógico está centrado no aluno e não no professor.
Inclusive ficou mais conciso.
V. Desta forma, nesta aula vamos conhecer alguns dos idealizadores do pensamento pedagógico humanista, entender seus princípios e ver como se aplica na prática.
VI. No contexto da História da Educação, entender e conhecer sobre as escolas pedagógicas difundidas no Brasil possibilita entender e pensar sobre novas abordagens e métodos de ensino com o objetivo de mudar e/ou aprimorar suas ideias e conceitos. Nesta aula, daremos total atenção ao pensamento pedagógico humanista. Vamos entender suas raízes, origem, motivações, aplicabilidade, pontos positivos e negativos.
Ah! Aqui é a aplicação prática da aula. Mova esta parte para a introdução e dará ao aluno uma motivação maior para fazer a aula.
VII. Agora que já temos conhecimentos sobre os métodos de ensino tradicional e humanista, vamos elaborar um pequeno mapa conceitual onde deve conter um resumo claro, objetivo e sucinto de cada escola para que todos tenham material de apoio.
VIII. Atentem-se bastante aos períodos! Conhecer a história do Brasil é fundamental para entender cada pensamento pedagógico, entender suas motivações, necessidades, efeitos e impacto na sociedade.