Comunidade de Designers Instrucionais

Compartilhe suas experiências, converse com outros designers instrucionais e peça ajuda!

Página InicialComunidadesPrimeiros Passos em Design InstrucionalPRIMEIRA TAREFA: Bootcamps na educação corporativa

  • PRIMEIRA TAREFA: Bootcamps na educação corporativa

    postado por Camila Passos sobre 13/05/2022 em 13:30

    Bootcamps na educação corporativa (treinamentos de imersão)
    Lema do Bootcamp: Não deixe nada para depois!

    Objetivo de aprendizagem: capacitar o conhecimento a respeito do Bootcamps e incentivar a autonomia e organização nos estudos.

    Origem

    Segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento a origem desse termo é voltada para a prática de exercícios físicos, porque aconteciam atividades militares Norte Americana. Antes mesmo de um conflito, estrategicamente os soldados eram organizados para que ficassem todos juntos (em imersão) no decorrer de um determinado período. Tinha-se então como objetivo dessa imersão, conduzir os soldados a treinamentos intensos através de alta carga de prática, levando-os em um rápido e estratégico aprendizado.
    Com base nesse exercício militar, as equipes do Vale do Silício tiveram a brilhante ideia de trazer a prática para o universo das startups, pois tratava-se de uma imersão educacional voltado ao conhecimento em um período curto de tempo.

    Em que momento utilizar?

    Vamos pensar em encontrarmos soluções para um determinado problema. A fim de trabalharmos o conceito do protagonismo na construção de carreira, precisamos fazer por nós mesmos, ou seja, o entendimento do protagonismo em um Bootcamp após vivenciar uma nova experiência (ambientes diferentes com vários desafios em grupo e até mesmo voltado a uma determinada atuação dentro da empresa) vão gerar alguns sentimentos, são eles: eu posso fazer diferente do que estou fazendo hoje, consigo perceber onde posso contribuir em minha atuação e eu posso acrescentar meu conhecimento nas atividades.
    Experiência de Aprendizagem
    No Bootcamp você aprende de uma forma prática e dinâmica, a partir de qualquer problema real em um currículo intensivo. Seu objetivo é proporcionar experiências, através do ensino e aprendizagem por profissionais competentes em tempo hábil e preparar a pessoa para os desafios encontrados no mercado de trabalho.

    Mas afinal, qual é a vantagem de engajamento por meio de um Bootcamp e não por um Treinamento tradicional?

    É bem simples. Com o engajamento conseguimos aplicar um conteúdo específico, levando em consideração a atividade de algum projeto ou até mesmo de um problema a ser solucionado. Além disso a aprendizagem se dá por uma forma imersiva, em um curto espaço de tempo, utilizamos metodologia Ativa do aprender fazendo (Modelo Hands-on voltado para a aplicação de novas habilidades na solução de problemas reais) e atuamos de forma colaborativa. Já em um Treinamento Tradicional o aluno se torna passivo, ou seja, ele não constrói as informações, ele apenas os recebe.

    O que precisamos fazer para aplicarmos um Bootcamp?

    Primeiramente é preciso entender que um Bootcamp se trata de um projeto. Podemos desenvolvê-lo seguindo vários estilos de gerenciamento, destaca-que aqui o modelo ágil ou cascata. No entanto, ao executar um projeto serão necessários alguns conhecimentos e recursos físicos, veja-os:
    • Escopo e objetivo;
    • Ferramenta, metodologia e conhecimento para a base do seu treinamento;
    • Responsável com um bom conhecimento conduzirá o treinamento;
    • Equipe especializada e preparada para dar suporte aos participantes
    • Estrutura física, se possível fora do trabalho;
    • Materiais de apoio ao Bootcamp; e
    • Uma boa alimentação.

    Agora que você já sabe o que é preciso para aplicarmos o Boootcamp, chegou o momento de conhecermos como é esse treinamento na prática. Lembre-se de dar suporte ao aluno, mesmo após o treinamento, incentive-o a avançar em seus estudos.
    Portanto sua aplicação precisa seguir os seguintes pontos:

    1º Modelagem Bootcamp- Defina o escopo, estratégias e premissas.

    2º Objetivo do Bootcamp- Exemplifique o objetivo a fim de trazer impactos á cultura da companhia.

    3º Orçamento- Evite deixar que um baixo orçamento impacte negativamente o treinamento.

    4º Público alvo- Defina a quem se destinará o seu treinamento, lembre-se que o Bootcamp se trata de uma imersão voltado a um tema específico dentro de uma determinada área de atuação.

    5º Ferramenta ou metodologia- A ferramenta precisa ser adequada com o objetivo do evento.

    6º Cronograma- Desenhe um cronograma de “trás para frente”, apontando e estabelecendo todos os acontecimentos.

    Metodologia Ágil

    Vale lembrar que assim como a metodologia ágil pode ser adaptada para qualquer contexto, Pois ela vai envolver uma aprendizagem ágil focada em vertentes e benefícios.
    Os profissionais envolvidos são os professores head liners, eles têm experiência no mercado de trabalho e atuam de forma conjunta com escola e mercado. Por um outro lado temos o papel do Designer, esses são responsáveis em desenhar experiências de aprendizagem também focadas nas atividades práticas, além do mais são centrados no usuário. As vantagens de se aplicar um treinamento imersivo vai muito além de passar apenas um conteúdo em um espaço curto de tempo, os seus alunos terão mais engajamentos/motivações e variáveis de observação nos momentos das avaliações.

    O que é necessário para desenharmos uma boa experiência para nossos alunos?

    É preciso se capacitar e conhecer as Metodologias Ativas, Learning Experience Design e Aprendizagem baseada em Competências. Somente a partir desses conhecimentos será possível proporcionar experiências para os seus alunos.

    Fonte de pesquisa

    http://www.sbgc.org.br/bootcamp.html
    https://www.youtube.com/watch?v=46fcBO7Fevs
    https://www.hoper.com.br/single-post/2015/11/16/boot-camp-imers%C3%A3o-de-maneira-pr%C3%A1tica-e-%C3%A1gil-de-aprendizagem
    http://www.npr.org/sections/ed/2015/07/14/421823701/new-student-loans-for-a-new-for-profit-education-sector

    Camila Passos respondeu 1 ano, 11 meses atrás 1 Membro · 0 Respostas
  • 0 Respostas

Desculpe, não foram encontradas respostas.

Entre para responder.